Na oportunidade, foram discutidos os Direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs)
Nos dias 25 e 26 de novembro, a Presidente do Conselho Curador da Fundação Altino Ventura (FAV), Dra. Liana Ventura, e o coordenador do setor de gerenciamento de recursos públicos e privados da FAV, José Eustácio Vieira, estiveram em Brasília-DF para reuniões com
parlamentares da Bancada Federal de Pernambuco e autoridades do Ministério da Saúde.
Na ocasião, Dra. Liana Ventura pessoalmente agradeceu o apoio e informou as principais iniciativas desenvolvidas pela FAV no ano de 2024, promovendo saúde e a inclusão para milhares de pessoas, aos Deputados Federais Augusto Coutinho e Carlos Veras, Coordenadores da Bancada Pernambucana no Congresso Nacional, e aos parlamentares: Lula da Fonte, Mendonça Filho, Fernando Coelho Filho, Felipe Carreras, Pastor Eurico e Guilherme Uchoa.
Dentre os compromissos em Brasília, a Dra. Liana Ventura reuniu-se com o Dr. Rodrigo Cariri, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e com Leonardo Soares, Coordenador da Assessoria Parlamentar do Ministério da Saúde.
Na oportunidade, a Dra. Liana também participou de uma sessão no Congresso Nacional que discutia os Direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs). A Presidente destacou a importância de políticas públicas que assegurem o acesso a serviços de saúde, inclusão social e qualificação profissional, não apenas para as Pessoas Com Deficiências, como também, para suas famílias e cuidadores.
“Estar em Brasília representando a Fundação Altino Ventura é sempre uma oportunidade de reafirmarmos nosso compromisso social. Nossa luta é por um Brasil mais justo, rompendo as barreiras de acesso à saúde de qualidade para beneficiar a população de baixa renda, e favorecer o acesso à toda linha de cuidados necessárias as Pessoas Com Deficiências. As parcerias que construímos com parlamentares, o Ministério da Saúde, o governo do estado, as prefeituras e a sociedade, são fundamentais para garantir que a missão institucional seja cumprida, beneficiando quem necessita de nossos serviços prestados. Cada apoio recebido é um passo à frente na melhoria do acesso aos serviços que oferecemos e na promoção da qualidade de vida de nossos pacientes e suas famílias”, reforçou a Dra. Liana.
Desde 1986, a FAV já realizou mais de 22 milhões de procedimentos, incluindo consultas, exames complementares, cirurgias oftalmológicas, além de ofertar emergência oftalmológica clínica e cirurgica 24 horas aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS em Pernambuco. A instituição oferece programas de reabilitação para mais de 9.000 pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas e intelectuais, por ano, no Centro Especializado em Reabilitação- CER IV, Menina dos Olhos.
A FAV tem consolidado sua atuação em nível nacional, afirmando-se como uma das principais referências em saúde, educação e pesquisa científica. Através da oferta de cursos de pos graduação lato sensu (residência médica, especialização e fellowship em oftalmologia) e atrito sensu (doutorado internacional em parceria com a Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP), a FAV já formou mais de 700 médicos oftalmologistas. Tem sido destaque nacional e internacional em inúmeras pesquisas publicadas em revistas especializadas indexadas. Os médicos capacitados pela Fundação, tem se destacado e atuam em países da América Latina e em Angola, levando adiante o impacto social e a excelência técnica promovidos pela instituição.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Phelipe Cavalcante
Fotografia: Arquivo Pessoal
Diagramação: Ismael Santos