PROGRAMA TRABALHO E RENDA ACESSÍVEL CERTIFICA PRIMEIROS ALUNOS
- arquivosfav
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
Com presença da Governadora Raquel Lyra, cerimônia celebra a qualificação profissional
de pessoas com deficiência e seus cuidadores, fortalecendo a inclusão em Pernambuco

Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no dia 20 de fevereiro, foi realizada a formatura simbólica da primeira turma do Programa Trabalho e Renda Acessível. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE) e a Fundação Altino Ventura (FAV) oferece oficinas, palestras e cursos de qualificação profissional e empreendedora para pessoas com deficiências atendidas no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) da FAV, além de seus pais e cuidadores.

A solenidade contou com a presença da Governadora Raquel Lyra, da Vice-governadora Priscila Krause, da Secretária da SEDEPE, Amanda Aires, do Secretário de Educação, Gilson Monteiro, do Presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura, da Presidente do Conselho Curador da FAV, Dra. Liana Ventura, além de representantes do poder público, organizações da sociedade civil e membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
O Presidente da FAV, Dr. Marcelo Ventura, em seu discurso celebrou a iniciativa como um marco na promoção da inclusão e do desenvolvimento profissional.
“Nossa missão sempre foi proporcionar qualidade de vida. E este programa, reafirma nosso compromisso com acessibilidade e dignidade. A inclusão produtiva é essencial para a autonomia e a autoestima, e seguimos investindo em educação e oportunidades. Aos formandos, este é apenas o começo de uma jornada promissora. A FAV segue firme no propósito de transformar vidas e ampliar horizontes”, destacou.
A Governadora Raquel Lyra também ressaltou a importância da ação dentro do programa Pernambuco Acessível.
“Desde o início da nossa gestão, já vínhamos colocando em prática iniciativas que promovem acessibilidade e inclusão. Esse é um compromisso com o futuro do nosso Estado”, afirmou.
Durante a cerimônia, a Secretária Amanda Aires entregou o certificado do Qualifica PE para Danielle Charles e sua filha Vitória, que concluíram o curso de Brigadeiro Gourmet e reforçou o compromisso de Pernambuco com a inclusão e a acessibilidade.
“É o Estado indo aos mais diversos espaços para levar qualificação a quem precisa e, assim, promover dignidade para todos”, declarou a titular da SEDEPE.

Nesta primeira etapa, 51 participantes concluíram com êxito os cursos oferecidos, demonstrando dedicação e talento em suas áreas de formação. Ao longo do último quadrimestre, foram ministradas oficinas e palestras em temas como Brigadeiro gourmet, customização de vestuário, noções de tranças, drinks e coquetéis, além de conteúdos voltados para gestão financeira e marketing digital. As capacitações foram realizadas pelo Sistema S (SENAI, SENAC e SEBRAE), por meio do programa Qualifica PE.
Lançado em setembro de 2024, o Programa Trabalho e Renda Acessível é uma iniciativa que busca promover inclusão social e autonomia financeira por meio de cursos profissionalizantes e oficinas em áreas como gastronomia, beleza, moda e marketing digital, além de palestras sobre empreendedorismo e intermediação de mão de obra para o mercado.
EXPEDIENTE
Editor-Chefe: Phelipe Cavalcante
Redação: Weriston Rodrigues
Fotografia: Cristiana Dias
Diagramação: Ana Silva
Colaboração: Ismael Santos